CidadesCuriosidadesEsportesMenu PrincipalTop
Trending

#Chapada: Conheça a ‘cidade-fantasma’ da região chapadeira, que remete ao filme ganhador do Oscar 2021

Chamada de cidade anteriormente, hoje Igatu é distrito de Andaraí, e ficou esquecida após ciclo dos garimpos do diamante.

O filme ‘Nomadland’, ganhador do Oscar 2021, se passa em uma ‘cidade-fantasma’, após o fechamento de uma fábrica de gesso, onde a personagem principal do filme, Fern, vira ‘nômade’. Da mesma forma, a cidade de Igatu, hoje distrito de Andaraí, na Chapada Diamantina, ficou esquecida por um tempo, após o ciclo dos garimpos do diamante, no qual o município viveu de riquezas durante o século XIX.

A região é considerada a ‘Machu Picchu baiana’ possui ruínas que lembram a cidade perdida dos Incas no Peru, mas são mais simples e recentes. Além disso, o local contava com 360 habitantes no censo de 2010.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Muito diamante. E muita gente vindo de todos os lugares para aqui. Meu pai veio de Portugal”, contou Marcionilio Sergio Machado, aposentado, ao Globo Repórter em 2014. O minério que espalhava jazidas era bastante cobiçado, no qual restou apenas lembranças dos bons tempos de fartura na região.

Na época, havia a explosão das dinamites para chegarem aos diamantes nas pedras. O guia Denys Oliveira Santos afirmou, em entrevista ao programa, que “saiu bastante diamante, quilos”, ressaltou. Jornal da Chapada com informações de G1.

Leia também

Chapada: Marimbus, cachoeiras e a ‘Machu Picchu brasileira” são destaques turísticos em Andaraí

Etiquetas

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios