Três novos óbitos por complicações da covid-19 e sete novos casos de infecção por coronavírus foram registrados no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (26) pela Secretaria de Saúde. Com isso, o número de vítimas fatais pela doença na cidade chapadeira sobe para 84.
Desde o começo da pandemia foram 4.962 casos confirmados de covid-19 no município. Destes, são 203 casos ativos, 4.675 curados, 110 casos enquadrados como suspeitos e 313 sendo monitorados por equipes de saúde. Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘São João’ (28) e ‘Centro’ (16). Já na zona rural, a ‘Vila São Vicente’ e ‘Região do KM 8’ aparecem com três pessoas infectadas pelo vírus.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua em 90%, ou seja, dos 20 leitos, 18 estão ocupados. Em contrapartida, a taxa de ocupação dos leitos clínicos diminuiu para 30%, com 14 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Vacinação
Com o processo de vacinação em segunda fase e vacinação destinada ao público-alvo de idosos acima de 60 anos da zona rural e para a segunda dose, o município de Itaberaba recebeu na sexta-feira (23) uma nova remessa com 590 doses de vacina contra a covid-19.
O público-alvo permanece este até que cheguem novas doses do Ministério da Saúde, de acordo com a assessoria da prefeitura. Nesta segunda-feira (26), o drive-thru funcionará exclusivamente para a vacinação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. O local será no Ginásio de Esportes, que está funcionando desde às 8h.
É obrigatório apresentar documento com foto, cartão SUS e cartão de vacinação com a primeira dose. Ainda na sexta-feira (23), o município atingiu a marca de 13.629 doses aplicadas. “Não mediremos esforços para ampliar a vacinação à medida que novas doses chegarem”, disse, por meio das redes sociais.
Jornal da Chapada