Após os moradores do povoado de Itapicuru, em Jacobina, município da Chapada Norte, ficarem assustados com uma suposta contaminação do rio Itapicuru-Mirim, pela coloração alaranjada, mais escura e com aparência de lama, os técnicos de uma empresa de mineração global estiveram no local, na última quarta-feira (12), e afirmam que a equipe não identificou “nenhuma anormalidade”.
O povoado fica localizado onde ocorre a exploração de mineração da empresa Yamana Gold. Uma residente do local afirmou que o material “parece ser rejeito da barragem da mineração”, de acordo com o site Jacobina Notícias. No entanto, não havia a certeza do que se tratava, e com isso, técnicos da mineradora coletaram amostras da água e iniciaram uma análise.
“A JMC Yamana Gold informa que assim que recebeu a informação acionou imediatamente equipes que foram a campo para verificação da ocorrência no rio Itapicuru-Mirim. Informa ainda que assim que concluída a análise a mesma será divulgada. Preliminarmente não foi verificada nenhuma anormalidade”, disse a empresa, por meio de nota. Jornal da Chapada com informações de Jacobina Notícias.