Uma internauta, moradora de Jacobina, na Chapada Norte, questionou na última terça-feira (18) ao governador Rui Costa (PT), durante o ‘Papo Correria’, sobre as aglomerações que estão acontecendo no município chapadeiro. O gestor, por sua vez, pediu para que as pessoas denunciem.
Rui, na ocasião, falou sobre projetos para o recebimento dessas denúncias e pediu para que as pessoas denunciem. “Vamos criar aí um 0800 ou alguma coisa via internet, via Instagram, para a gente receber denúncia. Se você tiver, pode postar no direct nosso do Instagram, do Facebook, via WhatsApp, tanto para mim, ou como para o prefeito [a] da sua cidade, para a Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança, por favor, denunciem”, recomendou o gestor estadual.
Ele explicou ainda o motivo para as pessoas realizarem as denúncias. “Significa que você está salvando a vida do seu pai, da sua mãe, do seu filho, sua irmã. Aquela história que só morriam pessoas idosas, eu espero que as pessoas estejam hoje convencidas de que não é verdade. Nós, infelizmente, temos vistos jovens até de 20 e poucos anos irem a óbito”, explicou.
“Daqui a alguns anos, a ciência haverá de nos informar o porque que esse vírus escolhe algumas pessoas para a doença acontecer de forma tão severa, independente da idade, independente de ter ou não alguma doença acessória. Então é importante que todos se cuidem, e importante que se ajude a denunciar (..) Ajude a informar as autoridades, para que a gente possa continuar salvando vidas humanas”, ressaltou.
Transportes intermunicipais no São João
Ainda durante o ‘Papo Correria’, que acontece toda terça-feira, no qual o governador responde aos questionamentos da população, uma internauta perguntou como ficará o funcionamento do transporte interestadual durante o São João, por ela depender do transporte para cuidar da saúde.
O gestor então respondeu que as datas de suspensão serão divulgadas e que o objetivo é “justamente cuidar da saúde dos baianos”. Ele citou que os transportes que os municípios utilizam para deslocar pacientes vão continuar circulando.
“Nós estamos falando apenas da suspensão do transporte comercial no período do São João e do São Pedro, pois a gente não quer ter uma terceira onda [da pandemia] na Bahia”, enfatizou Rui, ao comentar que o número de contaminados no Estado tá muito alto.
“Se a gente aumentar muito o número de pessoas viajando pelo Estado, nós vamos disseminar o vírus em cidades que já conseguiram controlar [pandemia]”, disse.
Jornal da Chapada