O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, mais uma vez, é reconhecido como referência e modelo para o desenvolvimento do setor turístico nas cidades vizinhas. De acordo com a secretária de Turismo, Laura Garcia, Lençóis já passou por fases boas e outras difíceis, especialmente por ter o Turismo como o principal gerador de economia local.
“Além dos atrativos naturais, a valorização cultural e a conscientização ambiental fizeram com que o destino se consolidasse ao longo desses 40 anos de atividade, tornando-o referência para outras cidades. O que é uma nos deixa muito felizes, mas é responsabilidade muito grande”, descreve a titular do governo da prefeita Vanessa Senna (PSD).
Na última terça-feira (25), a equipe da Secretaria de Turismo do município, acompanhada pelo presidente do Geoparque Parque do Sincorá Dioclides Araújo (Kiku), recebeu a visita institucional dos gestores do setor, na região conhecida como ‘Circuito do Ouro’.
Da cidade de Dom Basílio, estiveram o secretário de Cultura e Turismo, José Maria, o técnico de cultura e Turismo, Arnaldo Almeida, e a assessora e monitora da pasta Cathê Brasil, acompanhados pelo secretário de Turismo da cidade de Botuporã, Matheus Fernandes.
Com o objetivo de entender algumas das práticas turísticas utilizadas em Lençóis, como referência para desenvolver a atividade de forma sustentável, os visitantes debateram sobre as mudanças que a atividade pode proporcionar na comunidade, os potenciais, os riscos e as estruturas básicas para o crescimento ordenado do setor.
Segundo a assessora Cathê, a região do ‘Circuito do Ouro’ é muito rica apesar de pouco explorada turisticamente. São muitas cachoeiras, pinturas rupestres, gastronomia local, Ternos de Reis, entre outros.
Para o presidente do Geoparque Serra do Sincorá, conhecido por ‘Kikiu’, o desenvolvimento sustentável do Turismo se dá através da participação ativa de três setores “a sociedade civil, o poder público e o setor privado. É o alinhamento dessa tríade que sustenta o turismo de qualidade”.
O secretário de Cultura e Turismo de Botuporã, Matheus Fernandes, classificou a visita em Lençóis como uma “experiência incrível” e garantiu que é um destino em que deve retornar.
Ao longo do dia, os visitantes receberam dicas sobre a definição do público ideal para o turismo da região, a importância da criação do Conselho de Turismo e conheceram alguns hotéis, pousadas e restaurantes da cidade. Jornal da Chapada com informações de assessoria.