Cidades do Brasil e do exterior amanheceram neste sábado (29) com manifestações nas ruas contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pelo impeachment e em defesa da vacina contra a covid-19. Faixas com ‘Fora, Bolsonaro’ e em defesa da ciência marcam presença em grande parte das manifestações, que culpam o presidente pelo alto número de mortes de brasileiros na pandemia.
Os atos foram convocados por movimentos sociais, como o Brasil Popular e Povo sem Medo, entidades estudantis, sindicatos e torcidas organizadas. Ao longo da semana, as organizações reforçaram medidas sanitárias para evitar riscos de contágio durante os atos.
Fotos de Salvador
Em Salvador, o PT e partidos políticos aliados e de esquerda mobilizaram a militância e levaram o povo para as ruas para pedir o impeachment de Bolsonaro. A concentração do protesto na capital baiana aconteceu na praça do Campo Grande, região central, e reúne manifestantes com cartazes e bandeiras contra o presidente.
Os manifestantes também foram às ruas do país para pressionar o governo pelo retorno do auxilio emergencial de R$600, assim como vacinação em massa. Os atos também apoiam as investigações em curso na CPI do Genocídio. Nas redes sociais, internautas compartilham imagens dos atos com a hashtag #29MPovoNasRuas e #29MForaBolsonaro.
Logo pela manhã, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belém e Recife já contavam com concentrações para os atos deste sábado. No Rio de Janeiro, um boneco gigante do ex-presidente Lula (PT) foi armado no centro da concentração.
Os gritos de ‘Fora, Bolsonaro’ e ‘Bolsonaro genocida’ também ecoaram em Londres e Berlim. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), que integra a CPI da Covid-19, compartilhou fotos nas redes sociais.
Fotos de Brasília
Em Brasília, manifestantes se concentraram nas proximidades do Museu Nacional da República. A capital do país também registrou carreatas, que contaram com bandeiras e buzinaços.
Com a exceção das demais manifestações, que seguem pacíficas, uma fonte relatou à Fórum que a Polícia Militar do Distrito Federal ordenou que todos os cabos das bandeiras fossem retirados da manifestação em Brasília, além de intervenção policial em Recife. Jornal da Chapada com texto base da Revista Fórum.