Um ano após a pandemia de covid-19, que vitimou mais de 465 pessoas no país, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) minimizou mais uma vez os efeitos da doença. Contudo, acabou cometendo gafe ao afirmar que se considera uma pessoa “infectável”, durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, no fim da tarde desta terça-feira (1º).
No vídeo, divulgado por um canal bolsonarista na plataforma do YouTube, Bolsonaro afirma ser “homem três ‘is’. “Imbrochável, imorrível e incomível”. Em seguida, ele acrescenta a gafe: “E infectável”. Na ocasião, uma das apoiadoras chegou a dizer que a expressão correta seria “ininfectável”.
Mas na verdade, segundo o dicionário Houaiss, o termo correto e que os dois tentavam se referir é “incontaminável”. O presidente testou positivo para o coronavírus no dia 7 de julho de 2020. Sem o uso da máscara, o chefe do Executivo fez a afirmação no dia em que o Brasil ultrapassou a marca dos 465 mil óbitos, conforme informações do Ministério da Saúde. Jornal da Chapada com informações de Uol
Bolsonaro chegou ao Alvorada de bom humor. Voltou a dizer que era um exemplar de homem I-I-I.
“O imbrochável, o incomível e o imorrível”.
Bolsonaro abriu um sorriso e pensou “agora eu se consagro”:
“E o infectável!”
(Depois ele foi corrigido, queria dizer ininfectável) pic.twitter.com/rpa6Sk5Ccl
— Dimitrius (@dimi1914) June 1, 2021