Dois novos óbitos em razão das complicações da covid-19 foram registrados no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina. Em contrapartida, a gestão municipal vem se empenhando no esquema de vacinação e já atingiu a marca de mais de 16 mil pessoas vacinadas contra o coronavírus na cidade.
Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já foram 17.191 testagens realizadas no município. Com 5.836 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, a cidade chapadeira contabiliza 305 casos ativos, 5.424 casos recuperados, 107 óbitos, além de 290 enquadrados como suspeitos e 595 sendo monitorados por equipes de saúde.
Por localidade, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são ‘São João’ (50) e ‘Urbis’ (21). Caiu para nove o número de comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Destes, ‘Guaribas’ lidera a lista, com mais casos ativos, sendo seis.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) continua em 100%. Ou seja, dos 20 leitos, nenhum está disponível. A mesma coisa acontece com a taxa de ocupação dos leitos clínicos, que permanece em 50%, com 10 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Vacinas
Há seis dias o município chapadeiro recebeu uma nova remessa da vacina contra a covid-19. Foram disponibilizadas 1.470 doses da Oxford/AstraZeneca, destinadas para a aplicação da 1ª dose para o público que faz parte da terceira etapa da vacinação.
Jornal da Chapada