A construção de uma ‘passagem molhada’ sobre o Rio Paraguaçu – interligando Ibiquera, Itaetê e demais localidades, foi o assunto principal do encontro de prefeitos da região com o vice-governador João Leão (PP), na manhã desta quinta-feira (17). O debate foi acompanhado pelos gestores de Itaetê, Zenildo Matos (DEM), de Boa Vista do Tupim, Helder Lopes Campos (PSDB), o popular ‘Dinho’, e de Ibiquera, Ivan Almeida (PP).
De acordo com informações, a implementação da via é fundamental para o escoamento de produção e para interligação dos municípios chapadeiros. “Ibiquera deixa de ser o fim para ser o meio na questão de estrada”, analisa Ivan Almeida, em contato com o Jornal da Chapada. A reunião aconteceu, inicialmente, na Fazenda Bom Jesus, em Itaetê, e contou também com o empresário Carlos Kruscheve, que também reforça a luta pela ‘passagem molhada’ e presidentes das Câmaras de cidades do entorno.
“Foi colocado em pauta estratégias para atualização do Planejamento de Desenvolvimento Territorial desenvolvido pela Seplan [Secretaria Estadual de Planejamento]. Reiterando o posicionamento de João Leão, a gestão busca ações e projetos que potencializem e beneficiem a região. Um dia muito produtivo finalizado com a certeza de que mais desenvolvimento chegará para Boa Vista do Tupim”, salienta o prefeito ‘Dinho’.
Ainda sobre o benefícios que essa via trará, o gestor de Ibiquera diz que “com essa ‘passagem molhada’ vai abrir os espaços, onde vai beneficiar não só Ibiquera, como regiões de Boa Vista do Tupim, Iguape, Santa Luzia e Nova Redenção, que vão poder ter uma estrada que liga a Itaetê, Jequié e Vitória da Conquista para outras localidades. Potencializando, também, o turismo com acesso a pontos turísticos importantes da região”.
De acordo com o prefeito progressista, “o objetivo da reunião foi com a finalidade de melhorar a questão das estradas vicinais do município de Ibiquera, fortalecendo também as demais regiões e ampliando a trafegabilidade. É, acima de tudo, uma ação importante para a infraestrutura da região da Chapada Diamantina, fortalecendo, inclusive, comunidades rurais”, enfatiza Almeida.
Jornal da Chapada