Visando estimular e dar assistência técnica aos agricultores (as), a prefeitura de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, apresentou nesta terça-feira (22) um plano de desenvolvimento da agricultura familiar do município à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), como resultado da ação Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, desenvolvida pelo órgão.
O plano tem o intuito de fornecer ações de apoio e incentivo para atendimento de demandas dos produtores, fomentando o sistema de diversificação no modelo de produção, geração de renda com sustentabilidade, inclusão social e produtiva.
Dentre principais ações discutidas no setor está o sistema produtivo Avícola. Atualmente, três associações do município são atendidas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da SDR, com investimentos de R$166,1 mil. Mas empenhada, a prefeitura já apresentou mais três associações, que serão apoiadas com recursos do município, com o apoio do governo da Bahia.
Itaberaba tem uma importância econômica estratégica, em função da agropecuária já estabelecida e a presença forte de agricultores familiares, de acordo com o secretário da SDR, Josias Gomes. “Estamos certos que, dessa forma organizada, com a prefeitura participando ativamente do processo, é o caminho mais correto para a gente dar visibilidade à agricultura familiar”, ressalta.
O secretário de Agricultura de Itaberaba, Fabricio Martinez, explicou que a gestão municipal procura fortalecer a agricultura familiar: “No nosso plano de desenvolvimento da agricultura familiar, iremos contemplar vários segmentos da agricultura familiar e o principal será a criação da galinha caipira”, informa.
O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou a participação ativa da prefeitura nessas ações. “Isso nos traz o bom resultado das nossas intervenções, a prefeitura participando ativamente com assistência técnica e extensão rural, com incentivo à base de produção e o estado entrando com ações complementares com investimentos na base de produção. Eles já vão dar largada a um projeto de postura”, pontua.
O Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia é uma estratégia da SDR para ampliar a articulação entres os mais diversos sujeitos sociais que executam políticas públicas, voltadas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, a fim de garantir e ampliar a produção de alimentos na Bahia.
Jornal da Chapada