O ‘serial Killer do DF’, Lázaro Barbosa de Sousa, 32 anos, foi morto durante confronto com policiais na manhã desta segunda-feira (28). Mais cedo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, havia anunciado que ele tinha sido preso, mas os agentes informaram posteriormente que ele estaria morto. As buscas, que contavam com mais de 200 policiais, já duravam 20 dias. Além disso, a operação chegou a contar com apoio de helicópteros, drones e cães farejadores.
Segundo informações da Record TV, os tiros que atingiram e mataram Lázaro foram disparados por equipes em um helicóptero. O criminoso chegou a ser encaminhado para uma unidade de saúde, mas não resistiu. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Goiás, corpo de Lázaro deve ser encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Participaram da ação as Polícias Civil e Militar de Goiás e do Distrito Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (DF) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO).
Lázaro, natural de Barra do Mendes, na Chapada Diamantina, é suspeito de matar uma família no Distrito Federal e de cometer outros crimes em Goiás e na Bahia. A força-tarefa das policiais de Goiás e do Distrito Federal encontraram o criminoso em Águas Lindas de Goiás, onde testemunhas alegaram ter visto ele.
“Como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido”, disse o governador Caiado no Twitter.
Enquanto estava foragido, Lázaro invadiu várias propriedades, fez pessoas reféns, roubou alimentos, atirou contra policiais, colocando terror na região. Na semana passada, um caseiro e um fazendeiro foram presos por suspeita de ajudar Lázaro a fugir. Em seguida, o caseiro prestou depoimento e foi liberado, mas a Justiça manteve o fazendeiro.
Ta aí, minha gente, como eu disse, era questão de tempo até que a nossa polícia, a mais preparada do País, capturasse o assassino Lázaro Barbosa. Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido pic.twitter.com/pIwYWT7iYW
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) June 28, 2021
Caso
As buscas pelo criminoso foram iniciadas em 9 de junho, momento em que a polícia começou a investigar um triplo homicídio no Incra 9, em Ceilândia. Na ocasião, Cláudio Vidal de Oliveira, 48 anos, e os filhos dele, Gustavo Marques Vidal, 21, e Carlos Eduardo Marques Vidal, 15, foram encontrados mortos. Já Cleonice, mãe dos meninos e esposa de Cláudio, estava desaparecida.
Então a Polícia Civil do DF divulgou a foto de Lázaro Barbosa de Souza, confirmando ser ele o suspeito de cometer os crimes em Ceilândia Norte. A descoberta foi feita a partir de impressões digitais.
Com isso, foi obtido acesso ao histórico de Lázaro, acusado também de cometer estupro contra uma mulher em 26 de abril. O caso é investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
Em 17 de maio, Lázaro também chegou a invadir outra chácara, próxima da família assassinada. Na ocasião, amarrou as vítimas, ameaçando-as com revólver e faca. Ele obrigou todos a ficarem nus e as mulheres a cozinharem para ele.
Outros crimes
Em Barra do Mendes, na Chapada Diamantina, Lázaro já respondeu a um processo por homicídio quando tinha 20 anos. Em 2011, em Ceilândia, ele foi condenado por estupro e roubo à mão armada. Ele chegou a ser preso em 2018, em Águas Lindas de Goiás, mas fugiu da prisão poucos meses depois. Jornal da Chapada com informações de Correio Braziliense e da CNN Brasil.
Leia também
#Brasil: Homem é espancado e fica sem ajuda por se parecer com o maníaco baiano Lázaro Barbosa