O retorno do governador Rui Costa (PT) à Chapada Diamantina foi marcado por uma movimentação política fora do comum com mais de 30 prefeitos, vereadores, deputados e senadores que ampliaram os debates sobre as eleições de 2022. Neste sábado (3), durante a inauguração da nova sede do Consórcio ‘Chapada Forte’ e entrega de maquinários, em Andaraí (leia mais), o governador deu mais um exemplo do seu modo de fazer política defendendo união e autonomia das prefeituras.
Além de cumprir a agenda institucional, com investimento de mais de R$1,3 milhão, Rui foi surpreendido com a comitiva que lhe aguardava. Em seu pronunciamento, o petista disse que foi de carro de Salvador para Andaraí e criticou as condições das estradas federais (veja aqui) e defendeu o modo de gestão por meio de consórcios. Os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Otto Alencar (PSD-BA) também reforçaram a defesa da união política para as eleições de 2022 e destacaram que vão marchar juntos no pleito do ano que vem (leia mais).
De acordo com informações, a intenção foi fortalecer a política da região e desfazer o nó que o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) tentou dar ao visitar a Chapada Diamantina. Rui, então, comandou uma reunião com cerca de 30 prefeitos e parlamentares, com protagonismo dos senadores Otto Alencar e Jaques Wagner e do presidente do Consórcio e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB).
Prefeitos de oposição também prestigiaram evento do Consórcio ‘Chapada Forte’. Os mais atentos não tiveram dúvida em dizer que o sol brilhou diferente na Chapada Diamantina, até pelo fato de terem batizado Andaraí de “capital da Bahia” por reunir as maiores lideranças do estado. O município chapadeiro virou palco de uma costura política que chegou a ser carimbada nos bastidores como pavimentação de mais uma vitória nas urnas para o grupo governista em 2022.
Título de Cidadão Chapadeiro
Radiante com a energia que marcou o encontro, Rui cravou que a força do time que o apoia explica porque “A Chapada tá unida para gerar emprego, gerar renda, melhorar a infraestrutura, melhorar o turismo, melhorar a vida das pessoas”. O governador também recebeu o título de Cidadão Chapadeiro. “Isso é motivo de alegria e muito orgulho graças aos investimentos que estamos realizando não só nesta região, mas por toda a Bahia”, frisa.
Bahia sob o comando do PT
A assembleia do Consórcio ‘Chapada Forte’ teve a participação de 31 prefeitos de diferentes partidos e até de oposição, depositou ainda mais esperança no pacto em torno do projeto político que governa o estado há 15 anos sob o comando do Partido dos Trabalhadores e animou o senador Jaques Wagner. “Esta unidade aqui – eu, Otto, Leão, todos os partidos que nos apoiam e sob a liderança do nosso governador correria retado – confirma que a Bahia vive um momento diferenciado”.
A metáfora do senador Otto Alencar de que “Aqui o Sol beija a terra todo dia e a lua namora com ela também à noite” deu o tom poético e harmonioso do grande encontro que ainda teve a presença dos deputados estaduais Ângelo Almeida (PSB), Bobô (PCdoB), Eduardo Salles (PP), Ivana Bastos (PSD) e Marquinho Viana (PSB) e federais Lídice da Mata (PSB) e Zé Neto (PT), além de ex-prefeitos e várias lideranças da região.
A prefeita de Mucugê, Ana Medrado (DEM), agradeceu os investimentos da gestão de Rui afirmando “que é um incentivo, uma ajuda. Acho que o Governo está incentivando e ajudando o crescimento da região”.
Nos grupos de WhatsApp e para quem teve acesso às imagens, o vídeo com a mesa em torno de Rui, Wagner e Otto só confirma a hegemonia do grupo político que tem se mantido pela força de sua unidade e de muito trabalho. Agora, é só dar um play para conferir o vídeos da publicação e aguardar os próximos textos sobre o ato em Andaraí.
Jornal da Chapada