A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, editou um decreto nesta segunda-feira (5), no qual autoriza a retomada das atividades letivas de forma semipresencial, com até 50% da capacidade das salas de aula. A medida, válida para unidades de ensino públicas e privadas, entra em vigor a partir de 12 de julho.
Conforme decreto, a decisão tem como critério principal a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que não pode passar de 90%. Além disso, caso a taxa de ocupação hospitalar fique acima de 90% durante sete dias seguidos, a capacidade das salas de aula deverá ser reduzida de 50% para 25%.
O decreto determina que as unidades educacionais devem seguir o distanciamento social, higienização dos ambientes, uso do álcool em gel, de máscaras, aferição de temperatura e afins.
De acordo com a prefeitura municipal, para a alteração do decreto foi considerado o fato da maioria dos profissionais ligados à área educacional já terem sido vacinados. A gestão também informa que a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fará uma inspeção nas instalações das escolas, “para emissão de um parecer sobre a viabilidade de funcionamento”, pontua.
Jornal da Chapada