Quarenta e cinco novos casos de covid-19 foram registrados no município de Itaberaba, portal de entrada da Chapada Diamantina, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (13) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Não foram registrados novos óbitos por complicações da doença, permanecendo em 113 mortos.
Desde o início da pandemia, foram 6.759 casos confirmados de covid-19 no município. Desses, 255 casos estão ativos, 6.391 casos recuperados, 189 casos enquadrados como suspeitos e 448 casos sendo monitorados por equipes de saúde. Já foram 18.567 testes realizados para detecção da covid-19.
Por mapeamento, os bairros da zona urbana com o maior número de pessoas com casos ativos são: ‘Centro’ (29) e ‘Urbis’ (24). São nove comunidades da zona rural com residentes infectados pelo vírus. Destes, ‘Guaribas’ e ‘Região de Testa Branca’ aparecem com mais casos ativos, sendo quatro cada.
Taxa de ocupação de leitos
A taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) aumentou para 95%. Ou seja, dos 20 leitos, apenas um está disponível. A taxa de ocupação dos leitos clínicos diminuiu para 50%, com 10 leitos disponíveis dos 20 existentes, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Texto editado para corrigir dados publicados inicialmente pela prefeitura de Itaberaba.
Jornal da Chapada