O município de Utinga, na Chapada Diamantina, completou nesta quinta-feira (22) 44 dias sem registro de óbito por complicações da covid-19. A última vítima fatal da doença na cidade foi a 16ª, registrada no boletim epidemiológico de 8 de junho deste ano (veja aqui), em razão da intensificação da vacinação e dos cuidados da gestão do prefeito Joyuson Vieira (PSB).
Desde o início da pandemia, o município chapadeiro já registrou 1.641 casos confirmados do novo coronavírus. Desse número, apenas oito casos estão ativos, sendo que sete estão na sede e uma pessoa está localizada na zona rural.
Há ainda, além dos óbitos, 1.617 casos recuperados, 26 casos enquadrados como suspeitos, 34 casos monitorados por equipes de saúde e 5.572 descartados. Conforme os últimos boletins, o número de casos ativos vem apresentando queda, visto que anteriormente eram em torno de 30 pessoas infectadas com o vírus na cidade e agora esse quantitativo está reduzindo.
Vacinação
Com uma ampla vacinação, a Secretaria de Saúde de Utinga informou nesta quinta (22) um novo cronograma da vacinação contra a covid-19 a partir desta sexta (23). Na cidade, pessoas a partir de 25 anos já podem se vacinar. Para a vacinação é preciso apresentar o documento de identificação, CPF ou Cartão do SUS e comprovante de residência.
Já as gestantes e puérperas com mais de 18 anos devem apresentar caderneta da gestante, certidão de nascimento do recém-nascido, CPF ou cartão do SUS. A vacinação acontece no Complexo Municipal de Saúde, na rua ‘José Dias da Rocha, nº 62, ‘Centro’, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 15h. “Faça a sua parte e vacine-se! Lembre-se: use máscara de proteção, higienize sempre as mãos e evite aglomerações”, pede a gestão municipal em nota.
Jornal da Chapada