Com investimento avaliado em aproximadamente R$665 milhões, o sistema de reconhecimento facial chega também na região da Chapada Diamantina.
Entre os 77 municípios contemplados estão Jacobina, Irecê, Itaberaba, Seabra, Rio de Contas, Capim Grosso, Pindobaçu, Andaraí, Lençóis, Mucugê e Vale do Capão (Palmeiras) contarão com a nova tecnologia, que localiza foragidos, socorre pessoas e que serve de apoio às funcionalidades das cidades em casos de atendimentos de emergência.
A ordem de serviço foi assinada, na última terça-feira (27), pelo governador Rui Costa (PT) e pelo secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino (aqui).
Desde o lançamento, a tecnologia já foi responsável pela prisão de 211 procurados pela Justiça. O sistema inclui a prestação de serviço através do consórcio vencedor da licitação, o conglomerado Oi SA e Avante SA, por cinco anos.
A implementação conta com duas fases de expansão, sendo que na primeira fase a tecnologia chegará a 39 cidades da Região Metropolitana e do interior até o final deste ano. Os demais municípios terão os sistemas implantados até o final de 2022.
Além de aumentar o número de municípios atendidos pela tecnologia, o projeto traz mais uma inovação, a adoção de 3.917 terminais de rádio comunicação de voz, vídeo e dados que serão implantados em viaturas das unidades da Polícia Militar da capital e região metropolitana.
Os chamados rádios transceptores permitirão o acesso imediato das equipes policiais nas ruas aos alertas emitidos pelos sistemas de reconhecimento facial e de placas, em tempo real.
Jornal da Chapada