O Jornal da Chapada (JC) recebeu, nesta sexta-feira (30), uma denúncia de suposto crime ambiental que estaria sendo cometido pelo vereador Wiriam Wonder (PSD), o popular ‘DumDum’, no Vale do Capão, localizado no município de Palmeiras, na Chapada Diamantina. A denúncia aponta para o fato que na última quinta-feira árvores nativas e plantadas por moradores, ao redor de uma pousada, foram cortadas por motosserras, de acordo com o relato de Lêda Xavier.
“Desde ontem [quinta] que ele chegou com dois trabalhadores, funcionários que acredito que sejam da prefeitura ou por conta dele, e aí ‘meteu’ a motoserra aqui nos campis e começou a cortar todas as árvores ao redor da pousada. São árvores nativas e umas também que plantei. Enviamos uma mensagem para perguntar a ele porque estava fazendo isso. Ele disse que era para cortar e que era ordem dele”, disse a moradora indignada com a situação.
Lêda informa que o ato foi repetido nesta sexta-feira (30). Ela aponta que tentou contato com a Polícia Ambiental, mas não teve sucesso. “Eu acredito que ele não tenha licença para isso, eu tenho certeza. Liguei para a Polícia Ambiental, mas não consegui ser atendida. Estou bem chateada”, ressalta. Descontente com a situação, a moradora se sente enganada pela escolha do representante político.
“Elegemos uma pessoa como vereador, como representante, pensando que vai ser para uma melhoria, aí de repente o cara deixa subir para a cabeça. Porque da forma que ele agiu, ele está achando que é o dono do Capão, que pode chegar e meter a mão em tudo. Eu sei que para tudo tem regra”, completa.
O outro lado
A reportagem do jornal tentou contato com o vereador ‘DumDum’, ao ligar para a Câmara Municipal, mas não conseguiu falar com o político. No entanto, o espaço para seu contraditório foi franqueado e ele procurou a redação e negou toda a denúncia feita contra ele. O edil é da base política do prefeito Ricardo Guimarães (PSD) e filiado ao mesmo partido do gestor municipal.
Em contato com o JC, por meio de aplicativo de mensagem, o vereador alega que as informações estão equivocadas por parte da moradora. Ele aponta que o serviço era de poda realizado pela prefeitura de Palmeiras em diversos locais no Vale do Capão, e que ele estava apenas acompanhando a ação. “Não foram retiradas várias árvores, foi retirada apenas uma árvore leiteira, que estava atrapalhando a estrada. É um arbusto de menor porte”, disse o vereador.
Ao ser questionada pela reportagem sobre o assunto, a moradora Lêda Xavier manteve seu ponto de vista, afirmando que a comunidade nunca foi informada sobre a atividade de poda. “Não foi a prefeitura e foi ele que mandou [cortar a vegetação]. A comunidade nunca foi informada, a prova disso que tudo aconteceu na minha frente e, quando fomos procurar ele, foi super mal-educado”, disse a moradora da localidade. Texto editado para posicionamento do vereador acusado.
Jornal da Chapada