Desde 2015 que o Governo da Bahia vem sendo o principal apoiador do Festival de Jazz do Vale do Capão, em Palmeiras, na Chapada Diamantina, através do financiamento viabilizado por meio do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura (Secult). Este ano o evento, considerado como uma das principais iniciativas de jazz no país e que está em sua 9ª edição, acontece na primeira quinzena de novembro, em formato virtual.
Conforme informações da Secult, o festival contará com programação de três dias, apresentando atrações locais, nacionais e internacionais. O valor do apoio financiado ao evento será de R$195 mil. “O objetivo do Fundo de Cultura é incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas”, destaca o órgão, que custeia sem reembolso, total ou parcialmente os projetos e atividades culturais.
O Vale do Capão é considerado o coração da Chapada Diamantina e tende a atrair turistas de todo o mundo, assim como o evento, que é prestigiado por diversos visitantes e dessa vez, será visto por variados internautas em razão da pandemia de covid-19, que impossibilita a realização do evento de maneira presencial.
Além de shows com artistas já consagrados e nomes que começam a se destacar na cena do jazz, o festival promoverá workshops abertos ao público nos seus canais de transmissão na internet. O evento ocorre desde 2010, sendo idealizado pelo diretor artístico Rowney Scott. Apenas no ano de 2020 o festival foi cancelado por conta da pandemia do novo coronavírus.
Jornal da Chapada