O livro digital intitulado de ‘História de Vida do artista negro Márcio Pial’ foi lançado nesta sexta-feira (6) por meio de transmissão via Facebook. A obra autobiográfica conta a vida do artista gráfico quilombola da comunidade de ‘Remanso’, em Lençóis, na Chapada Diamantina.
Na publicação, ele conta a sua história de resistência artística “em um mundo racista, onde o corpo e a vida do jovem negro da periferia quilombola ocupa os indicadores da necropolítica institucionalizada”, conta Márcio.
A obra foi diagramada com fotografias e artes gráficas de Márcio Pial, que foram criadas ao longo de sua vida em livros, sites, muros, cartazes, banners e demais produtos. O artista também é coordenador do projeto ‘Grãos de Luz e Griô’.
A ancestralidade, memórias, lutas, dores, alegrias e sonhos que permeiam a vida do artista também são fatores comentados no livro, assim a forma no qual a arte gráfica se tornou seu “instrumento de existência e resistência”, como ele configura.
O e-book também foi apresentado e lançado por links em sites, redes sociais pessoais e das entidades parceiras durante a ‘live’. Além disso, foi enviado para educadores, coordenadores pedagógicos e gestores de escolas e universidades que participaram do lançamento.
Jornal da Chapada