A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta terça-feira (17), preventivamente, dois falsos médicos na cidade de Jitaúna, no sudoeste da Bahia, durante uma operação voltada ao combate da prática ilegal de medicina.
Os alvos da operação são suspeitos de falsificar diploma do curso superior emitido por universidade estrangeira, bem como transferência externa para universidades brasileiras, com a apresentação de currículo falso de universidade estrangeira.
Dois mandados de prisão preventiva e um mandado de busca foram cumpridos. Além disso, cinco falsos médicos foram descobertos trabalhando no hospital municipal e fugiram para outras cidades dos estados do Espírito Santo e Amazonas.
Investigações apontam que os médicos ou os candidatos pagavam um valor para facilitar a transferência externa e após isso, atuavam nos municípios brasileiros, em especial, nos postos de saúde e hospitais.
Com isso, agora os detidos vão responder por uso de documento falso, exercício ilegal da medicina, peculato e associação criminosa. Jornal da Chapada com informações de Muita Informação.