O prefeito de Utinga, Joyuson Vieira (PSB), tem garantido ações para reforçar a segurança pública no município da Chapada Diamantina. Na última segunda-feira (16), o gestor esteve em Salvador para pressionar o Governo do Estado, com o intuito de fortalecer as ações policiais na cidade, sobretudo, a polícia investigativa.
Enquanto está realizando cobranças, a prefeitura vem investindo na segurança da cidade e já fez inúmeras ações em conjunto com o delegado regional, a brigada da Polícia Militar, o deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) e o deputado federal Marcelo Nilo (PSB-BA).
Segurança pública é uma atribuição do governo estadual, no entanto, a gestão de Joyuson Vieira tem auxiliado no processo ao disponibilizar a antiga casa do Juiz, que foi reformada pela própria prefeitura, para abrigar a equipe da Polícia Militar. Além disso, entregou uma nova sede para abrigar o Departamento de Polícia Civil (Depol).
Os últimos 12 meses têm sido de busca por avanços nesse quesito, “apesar das dificuldades nacionais da segurança pública de todo o país, onde as milícias avançaram significativamente nos últimos três anos”, pontuou o prefeito Joyuson.
A prefeitura ainda vem bancando combustíveis, alimentação, manutenção das casas, dos veículos e materiais de escritórios para as polícias. Também cedeu servidores públicos para auxiliar as polícias e o Poder Judiciário.
Em reunião com o deputado estadual Marcelinho Veiga, Vieira reforçou o pedido para aumento do efetivo e atuação investigativa para desmontar organizações criminosas e milícias, por exemplo. “O governo Rui Costa tem atuado para garantir a segurança dos grandes, médios e pequenos centros urbanos. Por isso, não tenho dúvida que fará um projeto mais completo para Utinga. É uma das cidades da Chapada Diamantina que mais cresce”, frisa o deputado do PSB.
O prefeito Joyuson também fez questão de instalar monitoramento por câmeras nas principais vias públicas da cidade e disponibilizou todo o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para agir em parceria com as polícias.
“Infelizmente, a política de segurança pública do governo federal é em sentido oposto, incentiva o uso de armas e fortalece as milícias”, diz o gestor. Vieira ainda pontua que há uma “inércia dos deputados oposicionistas”, que não ajudam a cidade, mas “começam a fazer ‘piseiros’ no município atrás de votos”, ressalta.
Jornal da Chapada