A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quinta-feira (26), a realização de mais um ensaio clínico de uma vacina contra a covid-19 no Brasil. A vacina que será testada dessa vez é RNA MCTI CIMATEC HDT, que está sendo desenvolvida pela empresa americana HDT Bio Corp, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec), do Estado da Bahia, e a empresa indiana Gennova Biopharmaceuticals.
O estudo aprovado pela Anvisa é de fase 1 e será realizado com 90 voluntários adultos até 55 anos. No Brasil, o ensaio clínico será realizado somente no Hospital da Bahia, em Salvador. A estimativa é que, em um ano, após três fases de testes, a vacina esteja pronta para produção no Brasil.
O estudo de fase 1 está previsto para iniciar em setembro e custará R$ 6 milhões, investidos pelo Senai. O objetivo principal desta etapa é avaliar a segurança e a capacidade de gerar imunidade da vacina no corpo humano. Além disso, será analisado também qual melhor intervalo entre as doses para gerar maior resposta imune. A redação é do site Muita informação.