O presidente estadual do PT, Éden Valadares, foi ao Twitter nesta terça-feira (31) e postou vídeo com declaração do deputado federal José Guimarães (PT-CE) em que ele afirma que o partido trabalha para a consolidação do nome do senador Jaques Wagner como pré-candidato ao Palácio de Ondina, em 2022. O deputado pelo Ceará havia dito antes, em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia, da revista Fórum, nesta segunda-feira (30), que o ex-presidente Lula quer que o PT baiano abra mão de candidatura a governador para priorizar a eleição para o Senado.
Em nota, o PT da Bahia afirmou que “após repercussão de declaração sua sobre o quadro eleitoral na Bahia, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), que é vice-presidente nacional do partido, enviou na manhã desta terça-feira (31) uma mensagem para o presidente do PT Bahia, Éden Valadares. No vídeo postado nas redes sociais do líder baiano, Guimarães elogia a construção da agenda do ex-presidente Lula na Bahia, faz referência ao diálogo com os movimentos sociais, empresários e partidos da base do governador Rui Costa e a ‘consolidação da pré-candidatura do companheiro senador Jaques Wagner ao Governo da Bahia’”.
Sem ruído de comunicação, sem “boi na linha” como se diz por aí, segue declaração do companheiro @guimaraes13PT, vice-presidente do @ptbrasil, sobre a agenda de #LulaNaBahia e nossa unidade em torno da pré-candidatura de @jaqueswagner ao Governo da Bahia. #PTBahia @ptbahia pic.twitter.com/xPUdq3CsdZ
— Éden Valadares (@edenvaladares) August 31, 2021
No vídeo, Guimarães disse que “Lula na Bahia dialogou com os movimentos sociais, empresários, com a base aliada do governador Rui Costa e, sobretudo, consolidou a pré-candidatura do companheiro senador Jaques Wagner ao governo da Bahia”. Ao compartilhar o vídeo, Éden Valadares disse que o esclarecimento era feito “sem ruído de comunicação, sem ‘boi na linha’ como se diz por aí”.
Antes da declaração de Guimarães, o site Política Livre ouviu políticos da base de Rui Costa. Um membro do PP, havia dito que a declaração do vice-presidente nacional do PT abria espaço para um diálogo mais justo na base. A presidente estadual do PSB, Lídice da Mata, também foi ouvida nesta terça. “O que a gente tem discutido na base do governo é a candidatura do senador Jaques Wagner”, limitou-se a dizer a deputada federal e a presidente do PSB na Bahia. Do Política Livre.
Leia também