O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) desembarcou nesta sexta-feira (3) em Tanhaçu, na Chapada Diamantina, para assinar a concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Após a assinatura do contrato, a Bahia Mineração (Bamin) passa a administrar os 537 quilômetros da Fiol no trecho ferroviário entre Ilhéus e Caetité.
Os ministros da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, do Turismo, Gilson Machado, e da Cidadania, João Roma, além dos presidentes da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães e da Valec, André Kuhn, acompanham o presidente na agenda realizada ao sul da Chapada Diamantina e na região sudoeste da Bahia. O avião do presidente pousou no Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, que fica a cerca de 130km de Tanhaçu, no início da manhã.
Com um helicóptero, Bolsonaro seguiu para Tanhaçu. Na chegada a Bahia, Bolsonaro e os ministros não utilizaram máscara de proteção, equipamento necessário contra a covid-19. Em Tanhaçu, um grupo de apoiadores aguardava o presidente. A maioria dos populares também não utilizavam máscara.
Recepção calorosa da prefeita do DEM
A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade, do Democratas, recepcionou o presidente durante sua chegada. Na ocasião, Sheila entregou demandas do município e da região. Entre os projetos mencionados, está a construção da Barragem do Rio Pardo, uma das mais antigas reivindicações regionais, obra que solucionará a escassez de água e trará desenvolvimento econômico regional e que, por seu porte, só pode ser concretizada por ação do Governo Federal.
A prefeita também pediu ao presidente atenção à duplicação da BR-116 e à construção dos diversos viadutos que fazem parte do projeto e do contrato com a ViaBahia Concessionária de Rodovias, mas não foram realizados. Segundo publicação do Blog do Anderson, Sheila reforçou ao presidente, a importância do terreno do antigo aeroporto, construído em área cedida pelo município, seja devolvida. No documento entregue a Bolsonaro, ela solicita a adesão de Vitória da Conquista ao Programa SPU+, para que, em comum acordo com a União, o município possa conduzir os investimentos para urbanização do antigo aeroporto.
“A passagem de um presidente da República por nossa cidade é sempre um momento de grande relevância e para mim foi muito importante poder dar as boas-vindas ao presidente Jair Bolsonaro. Falamos sobre questões muito importantes para Vitória da Conquista e para toda a região Sudoeste e eu disse a ele que contamos com o apoio do Governo Federal para a realização de investimentos que são fundamentais”, afirmou Sheila.
“Bolsonaro tem colocado o Brasil nos trilhos”, diz Roma
Ainda durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do trecho 1 da Fiol, o ministro da Cidadania, João Roma, afirmou que “Bolsonaro tem colocado o Brasil nos trilhos”. Durante discurso, ele destacou realizações do governo federal na Bahia e disse que o foco é melhorar a vida das pessoas que mais precisam.
“Era fundamental que o senhor entendesse a dimensão que uma obra como essa tem para o nosso estado. Essa obra se arrasta há décadas, pessoas aqui falavam que não ia sair do papel. Portanto, essa parceria tem sido fundamental para colocar o Brasil nos trilhos, presidente, que é o que o senhor vem fazendo: o senhor tem colocado o Brasil nos trilhos”, afirmou.
Na oportunidade, ele voltou a alfinetar as gestões petistas ao destacou que a atual gestão tem feito investimentos históricos na Bahia, como a duplicação da BR-101. Roma afirmou que o governo federal tem destravado obras na Bahia que “eram verdadeiros monumentos ao descaso”.
“Obras que estavam se arrastando por décadas. Porque não fizeram, se tiveram tanto tempo no governo federal e do governo do estado. A Bahia cansou de propaganda. A Bahia quer providências”, disse o ministro. Vale ressaltar que Roma é o candidato de Bolsonaro para o governo do estado em 2022. Jornal da Chapada com informações do site Muita Informação e do Blog do Anderson.