Com o título ‘Município na Chapada Diamantina vira point de cardeais petistas’, uma coluna de jornal de grande circulação na Bahia publicou uma nota dizendo que petistas estariam com um novo ‘point’ na região. A nota não diz o nome do município, mas o intitula de ‘Campos da Bahia’. E essa publicação foi que abriu a coluna divulgada todas as sextas-feiras. Por não trazer o nome e mais detalhes, a nota foi duramente criticada na internet.
Os internautas não deixaram passar a forma como a informação (ou desinformação) foi passada. “Uma prática corriqueira desse veículo de comunicação ligado a uma família de políticos”, dispara um seguidor. Em contato com o Jornal da Chapada, um morador de Andaraí, neste domingo (12), disse que não poderia se refutar em falar sobre o assunto. “Fica parecendo que somos idiotas. Todos sabem quem tem fazenda aqui na região, mas prefiro me calar”.
A nota publicada aponta que existe um “importante município da Chapada [que] virou point dos cardeais petistas no inverno baiano. A cidade já começou a ser apelidada de Campos do Jordão Vermelho, depois que figuras de proa do partido construíram suas mansões de inverno por lá. As madames tiram suas peles e pelos do armário e os maridos os melhores vinhos e charutos. Quem adivinha o nome da cidade?”.
Esse conteúdo circula em redes sociais e em aplicativo de mensagens. Nos grupos de políticos, todos associam a questão ao fato de ter sido inaugurado um empreendimento particular de um prefeito da região. O Frigorífico da Chapada, do prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB), foi um dos motivos para essa ‘turistada petista’, segundo boatos. A inauguração do local foi comandado por petistas e por líderes ligado ao senador da República Jaques Wagner (PT).
Jornal da Chapada