Dois estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) do campus Jacobina, na Chapada Norte, ganharam bolsas de intercâmbio após participarem de olimpíada multidisciplinar. Os jovens João Pedro Amorim e Marta Melo que receberam a oportunidade.
As premiações são resultado da participação dos alunos na Wifa Olympiad 2021. A olimpíada de conhecimento multidisciplinar ocorreu virtualmente, entre os dias 1º e 16 de setembro, com o intuito de promover e estimular o desenvolvimento social, político, científico e tecnológico.
O jovem João Pedro é formando do curso técnico integrado de informática. Após realizar duas das cinco provas oferecidas, contemplando áreas de humanidades e ciências exatas, ele ganhou uma bolsa parcial, com duração de 15 semanas, para estudar inglês na Universidade de Boston (EUA), e uma bolsa de estudo e trabalho para cidade de Dublin, na Irlanda.
Ambas as premiações poderão ser desfrutadas no prazo de até dois anos. O jovem, aprovado no Sisu na segunda opção de curso, Educação Física (UFG), ele pretende participar novamente do Exame Nacional de Ensino de Ensino Médio (Enem) visando à graduação em Jornalismo.
“As provas envolveram jovens de praticamente todas as partes do Brasil. Foram muitas pessoas concorrendo a esses prêmios, principalmente às bolsas de intercâmbio. A competição foi de muito proveito para mim, pois pude testar habilidades e aprimorar ainda mais meus conhecimentos”, ressalta Pedro.
Já a estudante do 3º ano do curso técnico integrado de mineração, Marta Melo recebeu três premiações: duas bolsas de intercâmbio e uma para participar de comparação internacional. Ela também realizou duas provas, sendo uma de matemática, a qual gabaritou as questões, e outra de ciências exatas.
O primeiro intercâmbio será para a Universidade de Education First, Campus Manchester (Reino Unido) e Education First, Campus Boston (EUA), instituição pública considerada umas das melhores da Europa, pela qual já passaram vencedores do prêmio Nobel; o 2º é voluntário, destinado a estudo e auxílio comunitário em uma das 20 opções de países oferecidas; a 3ª premiação é para a Teen Eagle International Competition, competição britânica concorrendo à viagem para Londres.
“Meu maior apoio foi Deus obviamente, mas não posso deixar de agradecer aos meus familiares e colegas de turma, que sempre me apoiaram em tudo”, pontua a jovem. Neste ano, Marta ainda ganhou menção honrosa no Desafio Brasileiro de Matemática. Ela pretende prestar vestibular para o ITA com o intuito de ingressar em engenharia aeroespacial. Jornal da Chapada com informações de assessoria.