A prefeitura de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, lançou o ‘Edital Jomarito Guimarães’. E as inscrições ocorrem desde o dia 30 de setembro até o dia 14 de outubro. Os candidatos devem procurar a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Seculte), na Praça Augusto Públio, s/nº. O total de recursos disponíveis para a premiação é no valor de R$35 mil. O prêmio para cada proposta selecionada será de R$2,5 mil.
Estão aptos a se inscreverem artistas, grupos de artistas ou entidades que tenham em seu histórico atividades culturais com trabalho de inclusão, prática e apoio à cultura com crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Os inscritos devem promover algumas das linguagens culturais diversas, tais como artes gráficas, artes plásticas, artesanatos, culturas populares, dança, música ou teatro. Eles devem trabalhar as tradicionalidades qu valorizam o “fazer cultura” em todo o território do município de Morro do Chapéu.
O Decreto nº 10751/2021 dá permissão aos estados e municípios para utilizarem recursos remanescentes da Lei 14.071/2020, denominada Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Link do edital: https://url.gratis/iA1n7Z
Jomarito Guimarães
Na década de 80, com muita experiência no mundo da música, foi o fundador da Lira Morrense, cuja primeira banda teve a participação de alguns dos seus colegas e músicos da Minerva e do seu mestre José Ferreira da Silva.
Disciplinador e meticuloso na arte de escrever música, tocar e reger, foi autor de dobrados. E formou dezenas de jovens músicos que se despontaram no cenário musical de Morro do Chapéu, entre eles Tércio Guimarães, seu filho, que se tornou produtor musical. Foi fundador da Escola ABC, contribuindo para a formação intelectual de muitos jovens morrenses. Foi ainda jogador de futebol, tendo participado de alguns times da cidade e da seleção morrense. As informações são de assessoria.