Ícone do site Jornal da Chapada

#Chapada: Primeira etapa de mapeamento de sítios arqueológicos pré-coloniais da região foi concluída; 18 áreas foram mapeadas

Os espaços são fornecidos para o conhecimento local | FOTO: Montagem do JC/Cássio Antônio Batista |

Foi concluída a primeira etapa de mapeamento de sítios arqueológicos pré-coloniais, através do projeto ‘Chapada Sul Pré-Histórica’, coordenado pela historiadora Ingrid Barbosa, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Ibicoara, na Chapada Diamantina.

No total, 18 sítios, ainda não cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foram mapeados. Dois ficam localizados no território de Itaetê e cinco ficam em Iramaia.Dos 11 locais mapeados no território de Ibicoara, quatro encontram-se na área do Parque Natural Municipal do Espalhado (PNME).

A equipe responsável pelo projeto também já realizou o reconhecimento de outros 19 sítios anteriormente, já reconhecidos pelo Instituto Federal, no município de Ibicoara. Conforme o órgão, a ampla visitação sem cuidado prévio de setores competentes, pode gerar impactos diretos e prejuízos para pesquisas acadêmicas arqueológicas, além de possível depredação.

Esses espaços são fornecidos para o conhecimento local, com cuidados necessários, partindo da observação de questões burocráticas e do reconhecimento dos sítios pelo Instituto do Iphan, além da elaboração de plano de manejo que garanta a conservação do patrimônio histórico e do meio ambiente do entorno.

Conforme o Sematur, o amplo levantamento acadêmico tem alta relevância para o meio ambiente, história e memória regional. Em ações futuras, é prevista “a apresentação dos sítios para a comunidade interessada, além de oficinas de educação patrimonial e ambiental para condutores locais, proporcionando capacitação especializada, em parceria com arqueólogos e pesquisadores”, pontua o órgão.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas