Diversas representações de organizações negras da Bahia foram recebidas na sede da Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira (14), em Salvador, discutindo temas nos campos do combate ao racismo e defesa dos direitos humanos.
As lideranças estiveram reunidas com titulares SSP, Ricardo Mandarino, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins.
Foram discutidas pautas como política sobre drogas, enfrentamento à intolerância religiosa, à LGBTQIA+fobia, prevenção e combate ao racismo, defesa e garantia dos direitos individuais, protocolos e capacitação das polícias, campanhas de sensibilização, participação social, dentre outras matérias.
Para secretária da Sepromi, Fabya Reis, a reunião representou um avanço nas discussões da segurança pública e pelos direitos da população negra.
“Aqui estão reunidas algumas das organizações históricas do movimento negro da Bahia. Esta escuta é imprescindível e, juntamente com a SSP, estamos trabalhando para uma profunda capacitação da segurança pública nestes temas. A introdução do compromisso do combate ao racismo institucional no PPA do Governo do Estado reforça a implementação destas políticas e ações conjuntas”, disse.
O secretário da SSP afirmou que a intenção é atuar em parceria para construir uma agenda permanente. “Queremos as organizações em interlocução conosco e vamos nos reunir periodicamente, criar grupo de trabalho para tratar destas pautas”, informou Ricardo Mandarino. As informações são de assessoria.