Após muita seca na Chapada Diamantina, a região vem sendo palco de chuvas que, além de impedirem novos focos de incêndios, que atingiram os locais no mês de setembro, estão impressionando internautas, moradores e turistas com o volume de queda d’água das cachoeiras.
Uma das belezas imensuráveis que está com um imenso volume de água é a Cachoeira da Fumacinha, que fica entre os municípios chapadeiros de Ibicoara e Mucugê. A cachoeira, com mais de 280 metros de paredões rochosos, tem um caminho difícil, mas bastante recompensador.
Para chegar nela, é preciso passar por uma trilha que envolve uma caminhada de cerca de oito horas, contando ida e volta. Todo o seu percurso é ao longo do leito do rio, atravessando cânions, lagos e cachoeiras e passando por rocha escorregadias.
A Fumacinha tem 100 metros de quedas d’água e é especial para os amantes de trilhas, visto que exige preparo físico. Mas a possibilidade de se banhar com águas escuras exclusivas da região torna o percurso ainda mais atraente.
A rota para a trilha pode ser feita por baixo, com saída a partir de Ibicoara. Já por cima, a partir de Mucugê, a vista da cachoeira é diferenciada, e ela pode ser acessada descendo por uma fenda em seu paredão rochoso.
Jornal da Chapada