A primeira edição da Feira da Economia Solidária – Agroecologia e Artesanato acontecerá no município de Mucugê, na Chapada Diamantina, entre a sexta-feira (12) e o sábado (13), a partir das 9h, na ‘Praça do Garimpeiro’. O evento contará com presença de empreendimentos da cidade que sediará a edição e de parceiros de Palmeiras e Andaraí, também localizados na região.
Conforme a programação, o evento contará com palestras para informação de acesso ao crédito, formações, apresentações culturais, barracas de hortifrutis, produtos orgânicos e agroecologócios, além de artesanatos. Esse evento tem o intuito de estimular o desenvolvimento sustentável, a economia solidária, assim como fortalecer o artesanato e a produção agrícola orgânica e agroecológica.
“O evento demonstra essa forma de autogestão, de autonomia, numa associação de iguais, sem acúmulo de vantagens. É uma alternativa ao modelo econômico vigente e que gera tanta desigualdade na sociedade”, explicou a coordenadora do Centro de Economia Solidária da Chapada Diamantina (Cesol Chapada), Elaine Novais.
Dentre os expositantes têm praticantes da agroecologia, da produção sustentável, que não utiliza transgênicos ou agrotóxicos e consideram todo o ecossistema envolvido na produção, como aspectos ecológicos, socioculturais, técnicos e econômicos.
A iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Agricultura, e Turismo e Cultura com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre), por meio do Centro Público de Economia Solidária da Chapada Diamantina (Cesol) e a Cooperação para a Educação e Trabalho Coletivo (CTEC).
Confira a programação
Sexta-feira (12):
9h – Formação em artesanato, economia solidária e agroecologia para os expositores
10h30 – Informações de acesso a crédito com Agroamigo, CredBahia e Sala do Empreendedor
14h – Abertura
17h – Reisado da comunidade Quilombola de Barriguda 20h – Sarau
Sábado (13):
9h – Encontro avaliativo com empreendimentos assessorados e equipe Cesol Chapada
10h – Início da feira
17h -Filarmônica 23 de dezembro 18h – Sarau
20h – Encerramento
Jornal da Chapada