Uma moradora de Jacobina flagrou um jacaré “passeando” na área de um condomínio, na segunda-feira (15). As imagens, que mostram um animal de grande porte, viralizaram após terem sido divulgadas em grupos de redes sociais.
O residencial onde o réptil foi visto fica no centro da cidade, perto do rio Itapicuru-Mirim, onde outros animais da mesma espécies já foram encontrados.
No vídeo, a mulher demonstrou espanto, sobretudo com o tamanho do animal. “Gente, um jacaré! Olha que top. Olha o tamanho desse bicho no centro da cidade. Nossa!”, disse ela na gravação, disse a moradora, que fazia caminhada matinal de rotina quando foi surpreendida pela presença inusitada.
Segundo ela, ele demonstrava tranquilidade e voltou sozinho para as águas do rio, sem causar transtornos aos vizinhos, apesar de ter se aproximado de residências.
Outros casos
Em 29 de outubro deste ano, um jacaré foi visto caminhando pelas ruas de Santo Estêvão, cidade a cerca de 150 km de Salvador. Ele se aproximou das casas, mas não há registro de ataque aos moradores, nem a outros animais.
No dia 6 do mesmo mês, um filhote de jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, após ter sido encontrado por moradores. O réptil foi solto em uma lagoa próxima, onde há outros animais da mesma espécie.
Já no mês de setembro, um jacaré foi encontrado no banheiro de uma casa no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A situação gerou medo e reclamações de moradores, que disseram que o animal apareceu por falta de saneamento básico na localidade. Um dia depois, ele foi solto em um parque, após ter sido recolhido por ambientalistas.
Ainda em setembro, no início do mês, um jacaré com mais de um metro e meio de comprimento foi resgatado na área de uma universidade no bairro Santo Antônio, em Juazeiro, no norte da Bahia. A captura foi feita pelo 9° Grupamento de Bombeiros Militar, que foi acionada por funcionários da instituição. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Com informações do g1 Bahia.