Natural do município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, Ulan Galinksi, 23 anos, conquistou o campeonato brasileiro de Maratona Mountain Bike, realizado em Juiz de Fora (MG) no último domingo (21). Atualmente, o jovem é um dos atletas mais promissores do ciclismo brasileiro.
O jovem chapadeiro, que deixou a categoria sub-23 para competir na elite, já havia feito duas provas, sendo uma no Campeonato Brasileiro de Cross Country, no qual ficou em quinta posição, em novembro, após ter um pneu furado.
A outra prova seguinte, de ultramaratona de Mountain Bike das Américas, Ulan acabou ficando entre os três melhores colocados da competição com seu parceiro de equipe, Edson Rezende.
Agora, com o tão sonhado título, o atleta da equipe Caloi/Henrique Avancini Racing conquistou o direito de utilizar a camisa com a bandeira no Brasil na temporada 2022. Esta é a primeira vez que um nordestino alcança o topo do pódio na categoria elite do Campeonato Brasileiro de Maratona Mountain Bike, após os 60 quilômetros percorridos nas trilhas de Juiz de Fora.
Segunda posição
Além de Ulan, o baiano Kennedi Lago, 26, também ocupou o 2º lugar da competição. O resultado da prova foi decidido por detalhe, visto que o jovem chapadeiro fez o tempo de 1h52min35s, sendo apenas 24 segundos antes de Kennedi.
O vice-campeão brasileiro saiu de Castro Alves, no Recôncavo, onde começou a treinar em 2012, em copas municipais.
“Fiquei muito feliz por fazer essa dobradinha. Ele foi minha maior referência na Bahia nos meus primeiros anos. É um grande amigo, foi especial dividir esse momento com ele”, disse Ulan sobre sua amizade com Kennedi em entrevista ao Correio 24 horas. Jornal da Chapada com informações de Bahia Notícias e Correio 24 horas.