Construída sobre o Rio São Francisco, a ponte entre os municípios de Barra e Xique-Xique, reduzirá o tempo de viagem e aproximará diferentes áreas ao ser inaugurada nesta sexta-feira (30) pelo governador Rui Costa (PT).
Situada pela BA-160, a ponte, com cerca de mil metros, obteve um investimento de mais de R$130 milhões e deve beneficiar mais de 2,7 milhões de habitantes de 21 municípios.
De acordo com o governo, a ponte que irá ligar o Centro-Norte e Oeste da Bahia, desenvolverá a economia da região, melhorando, inclusive, o escoamento agropecuário, mineral e facilitando o fluxo de veículos de forma mais rápida e segura.
O investimento ainda engloba outras obras de melhorias na BA-160, como a restauração de 28 km, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus, melhoria da geometria da rodovia e melhoria de acessos locais. As intervenções, que foram coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), geraram cerca de 350 empregos diretos e 50 indiretos.
O governador ressaltou que a obra foi entregue antes do prazo previsto. “Obra belíssima feita em tempo recorde, estava prevista para ser feita em 40 meses e foi feita em 19 meses”.
“Essa ponte não é somente uma ponte de concreto, pois ela simboliza a união entre as cidades”, pontuou Amázio Lolita, morador de Xique-Xique sobre a construção da ponte que leva o nome de Luiz Felipe de Souza Leão, pai do vice-governador e secretário do planejamento da Bahia, João Leão (PP).
Jornal da Chapada