O deputado Josimar Maranhãozinho (PL-MA) foi flagrado com caixas com maços de dinheiro em seu escritório, em São Luís, no Maranhão. Conforme investigação, o recurso era proveniente de desvios de emendas parlamentares.
As imagens foram gravadas pela Polícia Federal, após instalação de câmeras e equipamentos de captação de áudio no escritório, e divulgadas pela revista digital Crusoé. A ação da PF foi realizada com autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, em outubro do ano passado e fez parte da Operação Descalabro.
Investigações apontam que as prefeituras do estado que receberiam emendas, contratariam empresas ligadas a Maranhãozinho para efetuar o desvio dos recursos. Nas escutas instaladas pela PF para monitorar o deputado, foram captadas conversas sobre entregas de dinheiro.
O deputado também é investigado em outra operação, deflagrada na última quinta-feira (2), no qual a polícia analisa desvios na prefeitura de Zé Doca, município comandado por sua irmã, Josinha Cunha (PL).
Para a Crusoé, o gabinete do deputado criticou a investigação da PF e informou que o dinheiro em espécie que aparece nas imagens consta da declaração do Imposto de Renda do deputado. Jornal da Chapada com informações de Poder 360.