As prefeituras de Itamaraju e Porto Seguro, cidades do Sul da Bahia, decretaram, nesta quarta-feira (8), estado de calamidade pública, após fortes chuvas terem ocasionados danos e prejuízos que comprometeram a resposta do poder público municipal.
Em Itamaraju, três pessoas da mesma família morreram soterradas e ao menos seis casas desabaram após um barranco, localizado na ‘Avenida Espírito Santo’ deslizar. As vítimas estavam dentro de um dos imóveis.
Duas das seis casas atingidas pelo barranco eram de pessoas da mesma família. As vítimas foram identificadas como Ediel, de 26 anos, Ana Cecília, de 4, e Cícero, de 9. As crianças são irmãs e o rapaz é tio delas, conforme informaram as testemunhas.
Segundo a prefeitura, a mãe de Ediel, os pais e o irmão mais velho das crianças foram socorridos por moradores e resgatados com vida.
Em Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, o teto de uma sorveteria desabou na noite de terça-feira (7), mas ninguém ficou ferido. Ainda será feita uma perícia para identificar o motivo do desabamento.
Ainda na região Sul, em Jucuruçu, os rios Gado Bravo e Jucuruçu transbordaram e, além de transtornos, famílias ficaram desabrigadas. Equipes circulam pela cidade para verificar os estragos e traçar estratégias para atender os atingidos. Jornal da Chapada com informações de g1 Bahia.