Após um alto volume de água das chuvas atingir o município de Lençóis na madrugada do último sábado (11) e em razão de cerca de 50 dias de chuvas constantes, a prefeitura, administrada por Vanessa Senna (PSD), elaborou um plano de ação para a minimizar os impactos.
Diversas secretarias da gestão estão trabalhando em conjunto, em uma força-tarefa, para garantir a segurança das ocorrências e atender as famílias impactadas com alagamentos, desabamentos de casas, encostas e outros.
“Nosso município sofreu mais uma vez com o alto volume de água das chuvas, enquanto ainda nos recuperávamos dos dias anteriores. Estou nas ruas, junto com toda a minha equipe, coordenando os trabalhos necessários ao restabelecimento da normalidade em nossa cidade”, pontuou a gestora Vanessa Senna.
No bairro ‘Lavrado’, os moradores que tiveram suas casas invadidas pela água receberam o apoio da Secretaria de Assistência Social, que mapeou a área atingida, que é de ocupação irregular. A pasta municipal ainda levantou dados das famílias afetadas e providenciou a retirada delas, disponibilizando dois espaços para acomodação. No entanto, muitas delas preferiram ficar com parentes e amigos.
Também foi disponibilizada a busca ativa do aluguel social, refeição e a entrega de alimentos adquiridos através da Assistência Social e de movimentos sociais entre sociedade civil, Polícia Militar e demais secretarias. A Secretaria de Saúde também destinou itens para doação às famílias, como fraldas descartáveis, lençóis e alimentos.
Apesar dos estragos e danos, não foi registrada ocorrência ou atendimento hospitalar em decorrência das chuvas. Um relatório de danos gerais e riscos está sendo elaborado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.
De acordo com o secretário Alan Mourthe, o primeiro passo foi a identificação e tentativa de sanar os riscos eminentes. Também foi realizada, ainda no sábado, uma intervenção para o desvio de água que ameaça os moradores do bairro do ‘Lavrado’, além da cobertura de encostas com lonas e outros.
Uma equipe técnica do Estado foi enviada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) para a realização de análise dos desabamentos de encostas na BA-144, que liga Lençóis à BR-242. O local ficou interditado por algumas horas durante a madrugada e precisou ser desobstruído para a liberação do trecho.
Moradores da sede e de comunidades rurais se mobilizaram, enviando alimentos, roupas, cobertores, materiais de higienização e outros. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o deputado federal Otto Filho (PSD) também realizaram doações de colchões.
A gestora chapadeira agradeceu o apoio de todos os envolvidos no acolhimento às famílias afetadas e ressaltou que a defesa civil e os setores municipais estão em estado de alerta. A gestão ainda reforçou que qualquer doação pode ser realizada na Secretaria de Assistência Social.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desta segunda (13) a sexta-feira (17), a previsão varia entre muitas nuvens e tempo encoberto.
Jornal da Chapada
Veja mais vídeos abaixo: