O governador da Bahia, Rui Costa (PT), relatou nesta segunda-feira (13), em entrevista ao Jornal da Manhã, telejornal da TV Bahia, que o presidente Jair Bolsonaro visitou cidades atingidas pela chuva, mas não procurou o governo do estado.
“Ele veio à Bahia e não fez nenhum contato com o governo do estado. O único contato que tivemos foi da Marinha do Brasil, o almirante me ligou, colocando dois helicópteros à disposição”, afirmou.
O presidente Jair Bolsonaro esteve na Bahia no domingo (12) e sobrevoou pelas cidades atingidas pelo temporal, no sul do estado. Depois do voo, ele aterrissou em um estádio de futebol, na cidade de Itamaraju, onde foi recebido por pessoas aglomeradas no local – a maioria delas sem máscaras, assim como o presidente. Na Bahia, o uso de máscaras é obrigatório em pelo menos 385 cidades desde abril de 2020.
Ainda durante a entrevista, Rui Costa disse que o presidente “não veio prestar solidariedade” ao baianos, além de citar a agressão sofrida por jornalistas, durante a cobertura da passagem do presidente pelo estado. “Você viu o episódio de ontem [domingo]? Até quero prestar solidariedade aos profissionais que foram agredidos”.
“Ele [Bolsonaro] não veio prestar solidariedade, veio fazer carreata, e mobilizou seu fanáticos para ficarem gritando, fazendo ato político e agredindo repórter. O atual presidente o que ele gosta de fazer é agredir jornalista, fazer carreata e ato político, ao invés de cuidar da população”, finalizou.
“Infelizmente, não tenho grande expectativas [com o governo federal], mas quero tranquilizar a população que o governo estadual atuará, não só recuperando as estradas, mas ajudando as pessoas em situação de risco. Vamos apoiar as prefeituras para recuperar as cidades”. Redação do g1 Bahia.