Entulhos e lixos espalhados, em razão das fortes chuvas que atingiram o município de Itamaraju, no extremo sul da Bahia, têm atraído, nesta quarta-feira (15), a presença de urubus em alguns pontos. Os moradores estão cobrando a retirada do material.
Na localidade de ‘Vale do Jucuruçu’, no bairro ‘Baixa Fria’, a situação é grave. Conforme moradores, muitas pessoas perderam os seus pertences, visto que no fim de semana a água mediu 1,5 metro dentro das casas. A chuva ajudou a espalhar lixo pelas vias, o que piorou a situação.
Em razão da grande quantidade de resíduos, muitas ruas estão intransitáveis. Urubus estão pousando no alto das residências e ainda é possível sentir mau cheiro em alguns pontos. Os moradores afirmam que há três dias não é realizada a coleta de lixo no município.
Segundo a gestão municipal, os funcionários da limpeza pública vão ao local ainda nesta quarta, para a realização da limpeza e desinfecção da rua com hipoclorito de sódio.
Três pessoas da mesma família morreram soterradas há uma semana e, ao menos, seis casas desabaram após um barranco deslizar durante a forte chuva que atingiu o município. A previsão é de 12 mm de chuva na cidade nesta quarta, situação que preocupa os moradores. Jornal da Chapada com informações de G1 Bahia.