Os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia foram temas discutidos, na manhã de terça-feira (14), em reunião ampliada, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Ibiquera, na Chapada Diamantina. Na ocasião, diversos setores da comunidade estiveram representados.
A enfermeira e referência técnica da base regional de Itaberaba, Elania Sirley Moraes, realizou uma palestra. Segundo a prefeitura de Ibiquera, administrada por Ivan Almeida (PP), “o objetivo foi para planejar e discutir deliberações para construção do Plano Municipal de Saúde e definir estratégias de gestão para melhorar ainda mais a prestação de serviços à comunidade”.
Dentre os representantes da saúde e autoridades do município presentes estiveram o vice-prefeito, Atevaldo Alves (PP); o presidente da Câmara, Carlito Ribeiro; o secretário de administração e finanças, Carlos Cezar, e outros secretários, vereadores, profissionais de educação e funcionários públicos municipais.
De acordo com a Secretária de Saúde, Janai Mota, a reunião obteve o intuito de direcionar projetos e ações de trabalho. “Ninguém governa sozinho, ouvir à população e as sugestões é de suma importância”, comentou a titular da pasta municipal. Na ocasião, foram montados grupos para discussão dos seguintes eixos: saúde mental, saúde do trabalhador, assistência farmacêutica, especialidades e Covid-19, para a construção do plano municipal.
Jornal da Chapada