O cearense Rodney Araújo, 28 anos, resolveu atrelar o desejo de conhecer uma praia de nudismo e a curiosidade sobre como seria oferecer serviços neste tipo de local e criou uma barbearia, definida por ele como “naturista”, em Fortaleza, há nove meses. No estabelecimento, os serviços de beleza para homens são oferecidos com funcionários e clientes nus.
Concretizado durante a pandemia, com a diminuição de clientes no espaço de bronzeamento da mãe, onde ele trabalhava atendendo o público masculino, atualmente o empreendimento já conta com duas filiais na capital cearense, uma no bairro ‘Parangaba’ e outra na ‘Praia de Iracema’.
A barbearia conta com seis funcionários, que realizam cortes de cabelo, barba, depilação, banho de lua, limpeza de pele, massagem corporal, entre outros serviços. Segundo ele, com a divulgação nas redes sociais, o serviço logo recebeu muitos homens interessados em conhecer o local.
“Você não tem noção do tanto de tabu que a gente quebrou, gente que tinha vergonha do próprio corpo e quando chega aqui se sente à vontade. A gente desconstrói esse desbloqueio do corpo”, afirmou ao g1.
Curiosidades
No início, ele conta que teve dificuldade de encontrar outros profissionais que aceitassem trabalhar sem roupa, pois muitos tinham vergonha. Para preservar a imagem dos funcionários que aceitaram, ele passou a adotar apelidos que são usados também no marketing da empresa, para atrair clientes.
“Não posso esconder o fato de que muita gente vem através de fetiche e no começo os profissionais não queriam ter a identidade revelada. Então eles começaram a usar apelidos como o ‘barbeiro urso’, ‘barbeiro hétero’, ‘ex-motorista de aplicativo’. Trago o povo pela curiosidade, mas sempre tento mostrar que é um trabalho normal, é um trabalho tranquilo”, reforçou.
Os funcionários sempre atendem nus e já os clientes têm a opção de ficar sem roupa ou, caso opte, ficar de cueca, roupão ou toalha. Dentre algumas regras, as principais é não tocar no profissional e a proibição do uso de celular, para não realizar registros.
Conforme Rodney, 60% dos clientes que vão ao local são turistas e o público é variado, desde o LGBTQIA+ a homens héteros, alguns deles casados. Além dos cortes de cabelos e barbas, o serviço de depilação está entre os mais procurados. Jornal da Chapada com informações do g1.