Pesquisa da Futura Inteligência encomendada pelo banco Modalmais, divulgada nesta quarta-feira (26), aponta vantagem consolidada de Lula (PT) na corrida presidencial.
Segundo o levantamento, o petista lidera com folga em todos os cenários estimulados de primeiro e segundo turno. No principal cenário, com 13 possíveis candidatos, o ex-presidente aparece à frente com 36,9% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) consta em segundo lugar, com 31,4%.
Na sequência, vêm os chamados candidatos da “terceira via”. Nenhum deles chegou, segundo a pesquisa, a dois dígitos de intenção de voto. Sergio Moro (Podemos) aparece na terceira colocação com 8,5%. Ele é seguido por Ciro Gomes (PDT), que soma 5,6%. Fecham a lista João Doria (PSDB), com 2,4%, e André Janones (Avante), com 1,8%. Os demais possíveis candidatos não chegaram a 1% de intenção de voto.
5,6% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam, enquanto outros 5,1% votarão em branco ou nulo.
Em um cenário com apenas 5 prováveis candidatos (Lula, Bolsonaro, Moro, Ciro e Doria), Lula também lidera. O petista soma 39,5% das intenções de voto, contra 33,2% de Bolsonaro. Moro aparece com 8,4%, Ciro com 7,5% e Doria com 3,2%.
Segundo turno
A pesquisa Futura/Modalmais também estimulou cenários de segundo turno e, mais uma vez, Lula aparece na frente em todos eles.
Confira:
Lula x Bolsonaro: 50,4% a 37,8%
Lula x Ciro: 48,4% a 21,4%
Lula x Moro: 48,6% a 28,8%
Lula x Doria: 50,5% a 14,8%
O levantamento contou com 2 mil entrevistas, feitas por telefone com eleitores de todo o país, entre os dias 17 e 21 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Acesse aqui a íntegra da pesquisa. Redação da Revista Fórum.