Morreu na manhã deste sábado (5) o terceiro policial civil envolvido em um acidente grave com uma viatura na BA-233, no trecho do povoado ‘Alto Vermelho/Santa Quitéria’, entre os municípios de Itaberaba e Ipirá, localizados na Chapada Diamantina, na manhã de sexta-feira (4). Segundo informação confirmada pela Polícia Civil, Yago da França Souza Avelar, de 39 anos, sofreu morte cerebral. Ele era casado e não deixou filhos.
Outros dois policiais civis, também lotados na 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), morreram ainda na ocasião. Já Yago estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, em estado grave.
Yago, assim como Kleber Correia Cardoso, 42 anos, e Matheus Guedes Malta Argolo, de 31, foi aprovado no concurso de 2018. Ele ingressou na Polícia Civil em outubro de 2020 e foi designado para servir no Departamento de Polícia do Interior (Depin), no município de Seabra, na Chapada Diamantina.
“Nossa consternação fica ainda mais dolorosa com esta notícia. Também acompanhei de perto o desempenho de Yago, quando foi junto com Kleber e Matheus, meu aluno na Academia da Polícia Civil. Mais uma perda lamentável para nossa Instituição, de um jovem, também com futuro promissor na nossa polícia, que neste momento está em profundo luto”, declarou a Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito, que já havia lamentado a morte dos outros dois policiais.
Acidente
Na ocasião, o veículo da polícia seguia para Salvador quando sofreu o acidente. Com o impacto, o carro teve o eixo traseiro e a roda dianteira arrancados, ficando completamente destruído. Pelas imagens, é possível ver que o veículo chegou a capotar. Ainda não há detalhes sobre causas e circunstâncias do acidente.
Por meio de nota, a Polícia Civil lamentou o ocorrido e prestou solidariedade as famílias: “A toda a família e amigos, a Polícia Civil da Bahia estende as condolências e une-se no luto”. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a causa do acidente.
Ainda no acidente, ao menos quatros homens ficaram feridos. Estes, segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) seriam presos. Eles foram socorridos para a Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Itaberaba. Um desses já foi liberado e está preso na delegacia de Itaberaba. Dois foram transferidos para o Hospital Geral do Estado (HGE) e o último segue na UPA. Jornal da Chapada com informações de g1 Bahia.