O ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba, lamentou, nesta quinta-feira (10), o não avanços para um cessar-fogo na Ucrânia, durante a reunião com o chanceler russo, Sergei Lavrov, no sul da Turquia.
“Mencionamos um cessar-fogo, mas não houve avanços nesse sentido”, disse Kuleba à imprensa. “A Ucrânia não vai se rende [..] Estamos abertos à diplomacia, mas se não funcionar, protegeremos nosso país e nosso povo”.
Um bombardeio atingiu um hospital pediátrico na última quarta-feira (9) e provocou grande revolta internacional.
“Estou determinado a continuar porque queremos que esta guerra chegue ao fim e que nosso país seja libertado dos ocupantes”, declarou Kuleba, que afirmou buscar “negociações sérias e construtivas”. “Se a Rússia está disposta, nós também”, completou.
Esta foi a primeira reunião entre funcionários do primeiro escalão dos governos da Ucrânia e Rússia desde o início da ofensiva de Moscou, há exatamente duas semanas.
O encontro, que durou uma hora e 40 minutos, aconteceu na cidade de Antalya, sul da Turquia, na presença do ministro turco das Relações Exteriores, Mevlüt Cavusoglu. Com informações do portal Muita Informação.