O Partido Progressistas (PP) deve entregar todos os cargos no governo Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (14) ou ainda esta semana. Já na quinta (17) ou sexta-feira (18), o vice-governador João Leão deve anunciar o rompimento com o governador.
Leão fechou o apoio unânime do partido à sua decisão de apoiar ACM Neto (UB) à sucessão. Informações apontam que o que impulsionou a decisão foi a desfeita do senador Jaques Wagner (PT) ao anunciar à imprensa que Rui ficaria no mandato até o final do ano e não entregaria o governo à Leão, como havia sido acordado.
Logo, Leão será candidato ao Senado de Neto, posição que havia lhe sido bloqueada na chapa governista com o apoio de Wagner e Rui à candidatura de reeleição de Otto Alencar (PSD-BA).
Com a confirmação de Leão para o Senado, o mais provável é que o deputado federal Marcelo Nilo (Sem Partido) ocupe a vaga de vice na chapa a ser encabeçada pelo democrata ACM Neto. A decisão vai depender apenas de uma avaliação sobre quem poderia ajudar mais no fortalecimento da chapa
Atualmente o PP tem as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Planejamento, ocupada pelo próprio Leão, além da Bahia Pesca e, segundos os deputados, duas centenas de cargos. Jornal da Chapada com informações de Política Livre.