Os médicos e enfermeiros da Rede Materno Infantil do Hospital Geral de Itaberaba e das Unidade de Saúde da Família realizaram estudos clínicos e debateram temas como hipertensão na gestação, infecção urinária e atenção às gestantes nessa semana. Esses encontros sempre acontecem em toda primeira quarta-feira do mês e colocam Itaberaba em lugar de destaque na atenção pré-natal e humanização do parto.
As consultas de pré-natal normalmente são realizadas pelos médicos e enfermeiros da saúde da família com o apoio dos obstetras da rede. Outra ferramenta utilizada é a tele consultoria e mentoria em pré-natal através dos aplicativos de mensagens, onde as equipes recebem orientações de condutas clínicas e articulam exames e procedimentos em tempo real. Conforme a gestão, do prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), as equipes são preparadas para identificar os sinais de gravidade e encaminham para médicos obstetras, mantendo a vigilância destas gestantes.
De acordo com a enfermeira Lana Moraes, investir na qualificação dos profissionais e nas ações de apoio à Rede de Atenção Materno e Infantil impacta de forma positiva nos processos de trabalho das equipes, na qualidade da clínica e por fim na vida das gestantes e de suas famílias.
A maioria das gestantes realiza mais de sete consultas de pré-natal e ao final da gestação são vinculadas à maternidade do HGI, onde recebem atenção humanizada ao parto. Na unidade hospitalar, as gestantes são acompanhadas por equipe multidisciplinar e têm acesso a métodos de alívio da dor como massagem, banho morno, rebozo, tudo de forma individualizada de acordo as necessidades de cada mulher.
Jornal da Chapada