A maternidade Frei Justo Venture, localizada no município de Seabra, na Chapada Diamantina, é referência para gestação e o parto de alto risco para mais de 11 municípios da região ao unir tecnologia e cuidado humanizado no atendimento em cerca de dois meses de funcionamento.
Na unidade, gerida pela Fundação Fabamed, as mulheres em trabalho de parto contam com equipamentos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto, métodos que auxiliam para o alívio da dor do parto. Já na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem o conforto e o tratamento eficaz que os bebês necessitam após o nascimento precoce.
“Em todas as salas de parto nós temos os equipamentos que são usados para a analgesia e para um parto mais humanizado. No cavalinho e na bola, por exemplo, a paciente consegue preparar a pélvis para o trabalho de parto. Além disso, todos são assistidos por médicos e enfermeiros obstetras, além da participação do acompanhante da paciente em todo o processo, com ambiente climatizado e exclusivo para mamães e bebês”, ressalta o diretor médico da Frei Justo, Robson Luiz de Souza.
São 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional. A maternidade oferece ainda serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia, atendendo pacientes de Abaíra, Boninal, Ibitiara, Iraquara, Lençóis, Mucugê, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Seabra e Souto Soares.
Jornal da Chapada