O crescimento de Jerônimo Rodrigues (PT) e de João Roma (PL) em pesquisas eleitorais pode tirar ACM Neto (UB) da disputa política, conforme avaliação feita pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), em entrevista à rádio ‘Excelsior da Bahia’, nesta semana.
Segundo ele, há a possibilidade da terceira via tirar o ex-prefeito de Salvador da polarização contra o pré-candidato Jerônimo Rodrigues. Segundo ele, o cenário da polarização nacional, entre as candidaturas de Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), deve refletir na Bahia, enquanto ACM Neto ainda não atrelou a sua candidatura a algum nome na disputa nacional.
“A história política da Bahia prova que a eleição nacional repercute na estadual. E isso tende a desidratar a candidatura do ex-prefeito de Salvador que deve ser ultrapassado pelo ex-ministro João Roma. Este deve polarizar a disputa na Bahia com Jerônimo Rodrigues, como Bolsonaro polariza com Lula nacionalmente”, disse o petista.
Ele ainda alfinetou as pesquisas que apontam ACM na liderança das intenções de voto, ao relatar que o ex-prefeito de Salvador está com sua pré-candidatura na estrada desde o ano passado.
“A história também prova que, no nosso estado, a oposição ganha nas pesquisas e o PT no voto. A oposição queima na largada, o time de Rui e Lula é de chegada. Isso é que vai prevalecer, essa é a tendência”, concluiu.
Conforme levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas, Neto aparece com 55,4%, já Jerônimo Rodrigues alcançou 16,1%, crescendo 12% em cerca de um mês. Já a pesquisa Quaest/Genial, encomendada pela CNN e divulgada na segunda-feira, aponta que 53% do eleitorado baiano dá preferência a candidatos apoiado por Lula.
Jornal da Chapada