O ex-presidente Lula (PT) mantém liderança folgada na disputa presidencial. Contudo, a desistência de Sergio Moro (UB) transferiu uma parte das intenções de votos para Jair Bolsonaro (PL), que tinha oscilado entre 22% e 25% das intenções de voto, e que agora mostra um crescimento variando entre 25% e 30%, quando Moro deixou a disputa.
Essa compilação é de pesquisas presenciais e remotas realizadas pelo Instituto Vox Populi, divulgada no Fórum Café desta sexta-feira (29). Lula, no entanto, segue mantendo os mesmos 44%, atingidos em julho passado na média das pesquisas. Os outros candidatos juntos marcam 14%, o mesmo percentual de nulos, brancos e indecisos.
Em votos válidos, a média das pesquisas presenciais mostram uma grande possibilidade de vitória de Lula no primeiro turno, já que o petista tem 50% – Bolsonaro tem 34% e os outros candidatos juntos somam 16%. Por meio de pesquisas remotas, ou seja, por telefone, a diferença entre Lula e Bolsonaro é menor: 42% a 33%.
Na média de votos válidos, Lula tem 47%, Bolsonaro 36% e a soma dos demais adversários foi a 17%. A média das pesquisas, presenciais ou remota, também dão vitória a Lula no segundo turno. Na média das presenciais, Lula marca 53% e Bolsonaro 31%, com 15% de brancos, nulos e indecisos. Nos votos válidos, o placar seria de 63% a 37%. Jornal da Chapada com informações de Cut Brasil e Fórum Café