Os atrativos naturais e cidades da Chapada Diamantina já foram palco de importantes produções de novelas da Rede Globo. Uma dessas novelas é ‘Pedra sobre Pedra’, de 1992, que em sua abertura, tem formas femininas transformadas em lugares da região chapadeira, reforçando elementos de realismo fantástico.
Ela se passava em uma cidade fictícia chamada de ‘Resplendor’, inspirada no cotidiano de Lençóis, assim como cenários replicavam construções reais do casario da tombada Lençóis. A disputa política dualista entre famílias tradicionais foi inspirada em conflitos reais da região do município.
Há também a telenovela brasileira, produzida e exibida em 1978, ‘Maria, Maria’, que traz o movimentado povoado de Xique-Xique, na Chapada Diamantina, como grande cenário da trama.
A mais recente foi a novela ‘Nos Tempos do Imperador’, que foi gravada em partes na região chapadeira. Durante gravações, a Chapada Diamantina recebeu visitas ilustres de atores consagrados, como Selton Mello, Letícia Sabatella e Bel Kutner. Na região, foram gravadas as cenas que envolvem as expedições de Dom Pedro II e Thereza Cristina pelo Brasil. Jornal da Chapada com informações de Terra Dura Chapada.